Ações

sábado, 1 de janeiro de 2011

PESCA ARTESANAL EM BOAVISTA-PA

No Brasil Cerca de três milhões de pessoas dependem diretamente da pesca artesanal, segundo dados apresentados pelo pesquisador da Universidade Federal Rural do Amazonas (Ufra), Eduardo Tavares Paes. no Pará, a atividade corresponde a 80% da produção total.
Os pescadores artesanais são responsáveis hoje por cerca de 60% da pesca nacional, o que representa mais de 500 mil toneladas por ano. Essa produção é resultado da atividade de mais de 600 mil trabalhadores em todo o país. Esse esforço, no entanto, não vem sendo suficiente para reverter as condições de vida desse grande contingente e suas famílias que se encontram com baixa escolaridade, condições precárias de trabalho e infra-estrutura inadequada para o beneficiamento e comercialização do pescado.
Segundo o presidente do Sintraf-ssbv (sindicato da agricultura família de São Sebastião da Boa Vista) JOSE ALEX MEIRELES COSTA; “a situação não é diferente em nosso município, por isso estamos trabalhando duro para organizar o setor unindo governo através da secretaria municipal de pesca e aqüicultura e sociedade civil organizada, e colocando a pesca em evidencia mostrando o grande potencial para o desenvolvimento econômico e social do nosso município”.
A secretaria municipal de pesca e aqüicultura, é de fundamental importância no debate das políticas municipais de pesca bem como na garantia dos direitos dos pescadores artesanais, ela é responsável pela articulação das forças ligada a categoria alem de ser o elo entre Estado e sociedade civil.
São Sebastião da boa vista é um município de economia rural baseado no extrativismo e na pesca artesanal localizado no arquipélago do Marajó um dos maiores redutos produtor de pescado.
Segundo o site notapajos.globo.com; a produção do pescado no Pará é 80% para o consumo interno - e apenas 20% são destinados à exportação. A piramutaba e o camarão são as espécies favoritas da clientela paraense, formada principalmente pelo Japão, Estados Unidos e Europa. Belém é o município paraense que mais desembarcou pescado em 2008. Ao todo, foram 35.627 toneladas - valor que corresponde a 36% da produção estadual.
São Sebastião da boa vista não aparece no ranque dos municípios produtores de pescado. Temos que desenvolver uma política de pesca artesanal e pesca em cativeiro para ultrapassarmos as demandas de consumo interno elevando nosso município a um dos maiores produtores de peixe e camarão regional do Marajó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o Recadastramento do seu RGP